ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL NA PREVENÇÃO DO CÂNCER
Alimentação e atividade física contra o câncer também atuam contra o Infarto do Miocárdio, AVC, Hipertensão arterial, Diabete melitus e Obesidade.
Em primeiro lugar devemos substituir os alimentos feitos com a farinha de trigo refinada pelos feitos com farinha de trigo integral, como os pães, bolos, bolachas, pizzas, macarrão, etc. Não se deve misturar farinha de trigo refinada, mas sim outras farinhas integrais como de aveia e centeio. Também substituir o arroz refinado pelo arroz integral. Trocar o sal refinado pelo sal marinho. Devemos também priorizar o uso de feijão e similares, como ervilha, lentilha e grão de bico. A seguir, legumes, verduras , frutas, sementes e nozes. Quanto as carnes, devem ser usadas em menor quantidade dando-se preferência ao peixe, frango e ovo caipira. Carne vermelha com menor freqüência, dando-se preferência as técnicas brandas de cozimento, ao invés de churrasco e grelhamento. As carnes preservadas, como os “frios , salame, mortadela, hamburguers, salsichas, etc, devem ser evitados. Quanto aos vários tipos de queijos, manteiga e similares temos a considerar que quanto maior e mais freqüente o seu uso, maior o risco e incidência de câncer de mama, próstata e doenças cardio-vasculares. São alimentos necessários em populações carentes , aonde a farinha de trigo refinada é amplamente usada na alimentação. Havendo o uso da ampla variedade de alimentos aqui recomendados seu uso torna-se menos necessário ou desnecessário. Podem ser substituídos por patês de grão de bico, de tofu com ovos, salmão, atum etc. Além destas mudanças na alimentação, manter-se fisicamente ativo durante todo o dia , praticando também progressivamente 60 minutos de atividade física aeróbica ao dia. As evidencias são fortes que estas mudanças alimentares e atividade física diminuiriam o risco das doenças citadas, que se constituem as principais causas de mortalidade em nosso pais. As bebidas alcoólicas são cancerígenas além de estarem relacionadas com a principal causa de morte entre os jovens, que são os acidentes e crimes. As comprovações que relacionam o consumo de derivados do leite ( queijos, manteiga e similares) com câncer de próstata estão contidas no relatório da World Câncer Research Fund/American Institute for Câncer Research intitulado Food, Nutrition, Physical Activity, and the Prevention of Câncer: a global perspective, Washington DC, AICR, 2007, pg37. Foram analisadas todas as publicações publicadas no mundo nos últimos 5 anos, até 2007, com atualizações semanais até a presente data. A relação com Doenças Cardiovasculares esta publicada no relatório da World Health Organization , intitulado Diet, Nutriton and the Prevention of Chronic Diseases, 2003, pg 82.
Segundo Walter Willett, Chefe da Nutrição e Epidemiologia da Escola de Saúde Publica da Universidade de Harvard, em qualquer pais do mundo, mais de 2 copos de leite por dia aumenta a incidência de câncer de mama.
0 comentários:
Postar um comentário
"Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do SENHOR." (I Coríntios 11 : 29)