quinta-feira, 17 de março de 2016

Manteiga de Semente de Girassol



Usar as sementes cruas, para se beneficiar do seu conteúdo integral, embora haja quem as prefira previamente tostadas - cruas, estas sementes são moderadamente “anti-inflamatórias”, mas sob o calor do forno, o conteúdo das sementes torna-se “pró-inflamatório”!
Vamos à receita? Basicamente, esta manteiga leva uma taça de sementes, um adoçante (mel, xilitol, açúcar mascavado ou estévia, em substituição do açúcar refinado) e uma pitada de sal (flor do sal ou sal integral) e é esta mistura que vai a moer na máquina. Ao longo da moagem, as sementes esfarelam, depois soltam gordura, formando uma massa de sementes. Se o seu liquidificador não for muito potente, deve juntar um pouco de óleo para agilizar a ligação da massa. Quando obtiver a textura amanteigada, prove-a e corrija-a de gosto.
Qualidade Nutricional: Não abuse, porque 1 colher de sopa desta manteiga tem cerca de 110 Kcal. Contudo, se em vez do óleo de sésamo usar o óleo de linhaça (que é amargo!), aumenta bastante o seu potencial anti-inflamatório e antioxidante. Dos sais minerais, destacam-se o magnésio, fósforo, zinco, cobre, selénio e manganês. Das vitaminas, realçam o complexo B e a vitamina E.

segunda-feira, 14 de março de 2016

REJUVELAC







Rejuvelac é uma bebida fermentada barata, fácil de fazer, refrescante para beber e cheia de nutrientes maravilhosos para o seu corpo. Um probiótico saudável, que também tem as vitaminas B, E e K, proteínas e enzimas. É benéfico para o seu sistema digestivo, promovendo um ambiente intestinal saudável.
Rejuvelac: o que é?
Rejuvelac líquido é uma bebida fermentada derivada da água em que sementes de trigo ou de centeio são embebidos em água e deixados para fermentados em temperatura ambiente por até 3 dias. É geralmente de cor amarelada e tende a ser um pouco efervescente. Rejuvelac pode ser comprado em lojas ou feito em casa através do brotamento de grãos/hidratação.
Rejuvelac: benefícios
Há vários benefícios característicos do Rejuvelac.
Promover bactérias benéficas
Um dos principais benefícios pretendidos de rejuvelac é que ajuda a aumentar a quantidade de bactérias benéficas do intestino e do cólon. Uma vez que é um produto cultivado, estas bactérias benéficas são produzidas através de germinação e de fermentação. As bactérias benéficas agem como uma ajuda digestiva, ajudando a parcialmente pré-digerir os alimentos, tornando mais fácil para o estômago e cólon processarem.
Fonte Vegetariana de vitaminas B12
Rejuvelac é fonte de vitamina B12, difícil de obter em fontes não vegetarianas. Esta vitamina é essencial para manter as células nervosas saudáveis ​​e pode ajudar a prevenir a anemia. Ela também ajuda as células metabolizarem os macronutrientes de alimentos, incluindo gorduras, carboidratos e proteínas. Rejuvelac também é uma fonte vegetal da vitamina, que é benéfica para vegetarianos e veganas.
Luta contra bactérias intestinais ruins
Outra função importante do rejuvelac é que ele supostamente combate as bactérias ruins nos intestinos. As boas bactérias encontradas no rejuvelac atuam semelhante a uma “ação antibiótica” contra doenças causadas por bactérias. Isso geralmente ajuda a manter o sistema imunológico saudável, e pode ajudar na luta contra invasores desconhecidos que podem levar a um resfriado ou a uma gripe. Também pode ajudar a proteger contra intoxicação alimentar.
Pode reduzir a inflamação
Outro possível benefício de rejuvelac é que pode diminuir a inflamação. Embora não tenha sido cientificamente provado que rejuvelac é anti-inflamatório, as bactérias benéficas podem impedir a inflamação intestinal. Isto pode ser devido ao seu papel na quebra dos alimentos e à ação anti-inflamatória da vitamina B12.
A dica para sempre ter um estoque de rejuvelac é assim que acabar uma leva, fazer uma nova com grãos novos ou reutilizando os antigos. (Foto: rawtidbits.blogspot.com)

Rejuvelac: como fazer?
O rejuvelac pode ser feito com diversos grãos e misturá-lo com diferentes alimentos e “temperos”, proporcionando os mais diversificados gostos.
Escolhendo a base do rejuvelac. Rejuvelac de trigo, Rejuvelac de centeio, Rejuvelac de linhaça: Estes 3 tipos de Rejuvelac estão entre os mais fáceis de serem feitos e com os gostos mais neutros para quem está começando a consumir o rejuvelac. Outros também de gosto bom são o rejuvelac de quinoa e o de arroz. Rejuvelac de repolho tem um gosto mais forte, o que pode não agradar a muitos. Comece com um copo de sementes de trigo, centeio ou linhaça. Coloque os grãos de trigo em um frasco com uma tampa de tela e encha com água.
Mergulhe o grão em água durante 24 horas. Escorra a água, deixe as sementes no frasco e enxague duas a três vezes por dia, até pequenas caudas de brotos aparecerem.
Fermentando. Coloque os grãos germinados em um grande jarro com uma tampa que permite que o ar circule. Adicione 4 xícaras de água e deixe descansar em temperatura por 2-3 dias. Você vai notar que a água vai formas bolhas e ficar com uma cor turva.
Identificando o gosto ideal. O sabor deve sabor limpo e fresco, com um toque de limão. Coe o rejuvelac das sementes e guarde em recipiente de vidro coberto na geladeira.
Armazenamento. Guarde na geladeira por, no máximo, uma semanas. Você pode reutilizar os brotos trigo para fazer um segundo lote. Só vai demorar um dia e o gosto pode ficar um pouco diferente.
Dicas para fazer Rejuvelac
O rejuvelac frutal pode ser obtido misturando a casca de diferentes frutas à mistura antes da fermentação. O interessante ao preparar o rejuvelac é ser criativo, adaptando a receita ao seu gosto pessoal.
O que você acha do rejuvelac? Como você prepara o seu?

quarta-feira, 9 de março de 2016

SEMENTES GERMINADAS

Me interessei pelo assunto e resolvi pesquisar no google, aqui estão alguns videos que julguei serem interessantes











terça-feira, 8 de março de 2016

Salada de Pote


Para quem leva uma vida corrida ou mesmo para quem tem mais tempo quando chega em casa, mas no dia seguinte não quer almoçar comida de restaurante, a salada de pote é uma opção saudável.