quinta-feira, 17 de março de 2016

Manteiga de Semente de Girassol



Usar as sementes cruas, para se beneficiar do seu conteúdo integral, embora haja quem as prefira previamente tostadas - cruas, estas sementes são moderadamente “anti-inflamatórias”, mas sob o calor do forno, o conteúdo das sementes torna-se “pró-inflamatório”!
Vamos à receita? Basicamente, esta manteiga leva uma taça de sementes, um adoçante (mel, xilitol, açúcar mascavado ou estévia, em substituição do açúcar refinado) e uma pitada de sal (flor do sal ou sal integral) e é esta mistura que vai a moer na máquina. Ao longo da moagem, as sementes esfarelam, depois soltam gordura, formando uma massa de sementes. Se o seu liquidificador não for muito potente, deve juntar um pouco de óleo para agilizar a ligação da massa. Quando obtiver a textura amanteigada, prove-a e corrija-a de gosto.
Qualidade Nutricional: Não abuse, porque 1 colher de sopa desta manteiga tem cerca de 110 Kcal. Contudo, se em vez do óleo de sésamo usar o óleo de linhaça (que é amargo!), aumenta bastante o seu potencial anti-inflamatório e antioxidante. Dos sais minerais, destacam-se o magnésio, fósforo, zinco, cobre, selénio e manganês. Das vitaminas, realçam o complexo B e a vitamina E.

0 comentários:

Postar um comentário

"Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do SENHOR." (I Coríntios 11 : 29)