quarta-feira, 25 de maio de 2016

Jaca verde

ça-feira, 3 de fevereiro de 2015


Jaca para cozinhar tem que ser verde e miúda. Os caroços estão ainda muito pequenos e eu costumo cozinhar junto com a ¨carne¨desfiada. Mas as vezes aparece uma graúda, mas ainda sem gosto e cheiro de madura, com caroços já grandes. Nesse caso, ou quando é jaca madura, eu cozinho os caroços (se for de jaca verde eles já cozinharam no pré preparo da ¨carne de jaca¨). Se for verde separo os caroços e cozinho por mais uns 5 minutos. Descasco e uso em receitas ou mesmo como puros mesmo. Uma coisa que gosto de fazer é um creminho para comer com pão. Tipo um queijo cremoso.  Pode fazer assim ou bater as semente com azeite e seu sabor preferido (ervas, azeitonas, tomate seco, etc).
As três partes da jaca verde graúda: ¨carne¨ desfiada, gomos e caroços. Com a desfiada pode fazer recheios, com os gomos moqueca e com os caroços a queijo cremoso.

Caroço de Jaca

Caroços de jaca acebolados

Poucas pessoas sabem mas, os caroços da jaca são comestíveis. As propriedades são semelhantes às da polpa, entre elas, alta concentração de ferro e de complexo B, prevenindo anemia e mantendo o bom funcionamento do metabolismo. Cozidos, os caroços são mais saborosos que o pinhão, de sabor mais delicado e textura bem macia. Colhidos com a fruta ainda não madura por completo, têm sabor neutro, indicados para o preparo de receitas salgadas, já os caroços das jacas maduras, são mais indicados para receitas doces. No momento em que você experimentar, vai aprovar com certeza!
Ingredientes:
Caroços de 1 jaca pequena
2 litros de água
1 colher de sopa de sal
½ xícara de azeite
1 cebola grande picada
½ maço de coentro e cebolinhas
Modo de preparo:
Após retirar a polpa dos bagos da jaca, reserve os caroços colocando-os em um bowl com água, em seguida, esfregue-os bem e escorra descartando a água. Ponha os caroços em uma panela de pressão, adicione os 2 litros água e o sal. Leve para cozinhar por 30 minutos após a panela pegar a pressão, passado o tempo indicado, retire a panela do fogo e deixe a pressão sair naturalmente. Escorra sobre uma peneira e quando resfriar um pouco, remova a película que envolve cada caroço, depois de todos limpos, leve ao fogo uma caçarola com o azeite e a cebola, refogue, adicione os caroços e o cheiro verde picado, mexa e cozinhe por mais alguns minutos. Estão prontos para serem servidos, quentes ou mornos.
   DSC07449   DSC07435
Surpreenda-se
Maria Sônia