Caroços de jaca acebolados
Poucas pessoas sabem mas, os caroços da jaca são comestíveis. As propriedades são semelhantes às da polpa, entre elas, alta concentração de ferro e de complexo B, prevenindo anemia e mantendo o bom funcionamento do metabolismo. Cozidos, os caroços são mais saborosos que o pinhão, de sabor mais delicado e textura bem macia. Colhidos com a fruta ainda não madura por completo, têm sabor neutro, indicados para o preparo de receitas salgadas, já os caroços das jacas maduras, são mais indicados para receitas doces. No momento em que você experimentar, vai aprovar com certeza!
Ingredientes:
Caroços de 1 jaca pequena
2 litros de água
1 colher de sopa de sal
½ xícara de azeite
1 cebola grande picada
½ maço de coentro e cebolinhas
Modo de preparo:
Após retirar a polpa dos bagos da jaca, reserve os caroços colocando-os em um bowl com água, em seguida, esfregue-os bem e escorra descartando a água. Ponha os caroços em uma panela de pressão, adicione os 2 litros água e o sal. Leve para cozinhar por 30 minutos após a panela pegar a pressão, passado o tempo indicado, retire a panela do fogo e deixe a pressão sair naturalmente. Escorra sobre uma peneira e quando resfriar um pouco, remova a película que envolve cada caroço, depois de todos limpos, leve ao fogo uma caçarola com o azeite e a cebola, refogue, adicione os caroços e o cheiro verde picado, mexa e cozinhe por mais alguns minutos. Estão prontos para serem servidos, quentes ou mornos.
Surpreenda-se
Maria Sônia
0 comentários:
Postar um comentário
"Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do SENHOR." (I Coríntios 11 : 29)