Jaca para cozinhar tem que ser verde e miúda. Os caroços estão ainda muito pequenos e eu costumo cozinhar junto com a ¨carne¨desfiada. Mas as vezes aparece uma graúda, mas ainda sem gosto e cheiro de madura, com caroços já grandes. Nesse caso, ou quando é jaca madura, eu cozinho os caroços (se for de jaca verde eles já cozinharam no pré preparo da ¨carne de jaca¨). Se for verde separo os caroços e cozinho por mais uns 5 minutos. Descasco e uso em receitas ou mesmo como puros mesmo. Uma coisa que gosto de fazer é um creminho para comer com pão. Tipo um queijo cremoso. Pode fazer assim ou bater as semente com azeite e seu sabor preferido (ervas, azeitonas, tomate seco, etc).
As três partes da jaca verde graúda: ¨carne¨ desfiada, gomos e caroços. Com a desfiada pode fazer recheios, com os gomos moqueca e com os caroços a queijo cremoso.
Poucas pessoas sabem mas, os caroços da jaca são comestíveis. As propriedades são semelhantes às da polpa, entre elas, alta concentração de ferro e de complexo B, prevenindo anemia e mantendo o bom funcionamento do metabolismo. Cozidos, os caroços são mais saborosos que o pinhão, de sabor mais delicado e textura bem macia. Colhidos com a fruta ainda não madura por completo, têm sabor neutro, indicados para o preparo de receitas salgadas, já os caroços das jacas maduras, são mais indicados para receitas doces. No momento em que você experimentar, vai aprovar com certeza!
Ingredientes:
Caroços de 1 jaca pequena
2 litros de água
1 colher de sopa de sal
½ xícara de azeite
1 cebola grande picada
½ maço de coentro e cebolinhas
Modo de preparo:
Após retirar a polpa dos bagos da jaca, reserve os caroços colocando-os em um bowl com água, em seguida, esfregue-os bem e escorra descartando a água. Ponha os caroços em uma panela de pressão, adicione os 2 litros água e o sal. Leve para cozinhar por 30 minutos após a panela pegar a pressão, passado o tempo indicado, retire a panela do fogo e deixe a pressão sair naturalmente. Escorra sobre uma peneira e quando resfriar um pouco, remova a película que envolve cada caroço, depois de todos limpos, leve ao fogo uma caçarola com o azeite e a cebola, refogue, adicione os caroços e o cheiro verde picado, mexa e cozinhe por mais alguns minutos. Estão prontos para serem servidos, quentes ou mornos.
Confira cinco receitas de tapioca magrinhas e deliciosas que não colocam sua dieta em risco
Ela entrou no cardápio de quem quer reduzir o glúten da dieta e procura por um corpo mais sequinho. Feita de fécula de mandioca, a tapioca é uma ótima substituta ao pão, pois fornece energia, mas sem gordura, glúten ou sódio. Perfeito, não é?
Mesmo assim, é preciso tomar cuidado, afinal, dependendo do recheio que você coloca, a proposta saudável desse lanche pode ir por água abaixo. A nutricionista da Onodera Estética Curitiba, Patrícia Vicentini, de Curitiba (PR), lembra que, por ser um carboidrato de alto índice glicêmico (eleva a quantidade de açúcar no sangue), é preciso combiná-la com alimentos que façam o contraponto. “Fibras e proteínas ajudam a equilibrar o índice glicêmico da tapioca”, fala Patrícia.
Além disso, a nutricionista lembra que duas colheres da farinha são equivalentes a 65 calorias, por isso é preciso escolher ingredientes que somem poucas, como queijo branco, ovo mexido, peito de frango desfiado, verduras e legumes. Caso contrário, pode virar uma bomba calórica!
tapioca funcional
Outra dica da nutricionista para deixar a tapioca mais saudável é acrescentar fibras. “Na hora do preparo da massa ou até mesmo no recheio, acrescente uma colher de sopa de linhaça, chia ou gergelim.” Esta é mais uma maneira de enriquecer a receita com nutrientes e dar aquela ajuda para o intestino. Mas, se você ficou preocupada com as calorias a mais que podem ser agregadas, anote aí:
CALORIAS EM 1 COLHER SOPA:
Farinha de linhaça – 75 Kcal
Chia – 58 Kcal
Gergelim – 47 Kcal
receitas de tapioca com até 200 calorias
A massa
Use duas colheres de sopa da farinha para tapioca. Esquente bem uma frigideira antiaderente pequena e peneire a farinha em toda sua superfície. Não é preciso adicionar nenhum tipo de óleo ou manteiga, pois ela não gruda. Quando a tapioca estiver formado uma espécie de goma e se unir, vire e deixar mais alguns minutinhos. Depois, retire-a da frigideira e recheie.
Carne seca com requeijão (180 calorias)
2 colheres (sopa) de carne seja desfiada
1 colher (sopa) requeijão light
2 fatias de tomate
Queijo de minas com manjericão (123 calorias)
1 fatia média de queijo minas picado ou ralado em ralo grosso
Decidi colocar um pouco das coisas que vivo no meu dia-a-dia, minha alimentação, minha dieta, na verdade reeducação alimentar, perdi uns 10 kg em um curto espaço de tempo e isso acabou levando junto meus músculos, decidi ir a um nutrólogo, estou em fase de exames, vou começar a malhar, este foi o meu almoço de hoje, cheguei em casa com pressa, tinha saladinha de tomate e repolho picados na geladeira, coloquei abacate, castanha de caju (inteira mesmo) semente de girassol, sal, um fio de azeite e vinagre de maça, ficou uma delicia e agora são quase 17:h e não estou com fome.
Rica e nutrientes como cálcio e magnésio, a semente de girassol pode
ser uma ótima aliada para melhorar o funcionamento do corpo. Atuando
diretamente no sistema nervoso, a semente dessa flor funciona como um poderoso antioxidante contra o envelhecimento precoce.
Com alto teor de proteínas e minerais como fósforo, cobre, zinco e ferro,
além das vitaminas B6, E e K, esse leite também é benéfico como uma desintoxicação natural do corpo, protegendo o organismo do
stress e da poluição.
Leite de semente de girassol contra a depressão
Um dos mais importantes nutrientes contidos na semente de girassol é
o triptofano, um aminoácido capaz de aumentar a produção de serotonina
no cérebro.
Conhecida como “hormônio da felicidade”, a serotonina é responsável pela
sensação de tranquilidade e bem-estar, além de estar relacionada ao
aumento da sexualidade, já que é o hormônio liberado durante o orgasmo.
Como preparar
Para preparar esse leite, as sementes de girassol podem ser usadas com
ou sem casca. Lave-as e deixe-as descansar em uma bacia com água por
oito horas. Em seguida, bata as sementes no liquidificador com três ou
quatrocopos de água filtrada ou fervida. Coe antes de consumir.
Ingredientes • 1 xícara (chá) de arroz • 1 xícara (chá) de Painço descascado • 4 xícaras (chá) de água • 1 colher (chá) de sal • 1 cenoura ralada • ½ cebola picada • 1 dente de alho picado • ½ xícara (chá) de azeitona picada (opcional) • ½ copo de grãos de girassol • ½ xícara (chá) de salsa picada • 1 colher (chá) de tomilho fresco • 3 colheres (sopa) de óleo de gergelim torrado • 3 colheres (sopa) de shoyu
Modo de preparo 1.Preaqueça o forno a 200ºC. 2.Lave o painço e o arroz, escorra bem e coloque numa panela. Adicione a água, deixe ferver e tempere com o sal. 3.Assim que ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por 30 min. 4.Quando o arroz estiver pronto, coloque num recipiente grande e misture todos os outros ingredientes. 5.Faça os bolinhos e coloque no tabuleiro untado com azeite ou óleo para assar por 30 a 40 min.
Usar as sementes cruas, para se beneficiar do seu conteúdo integral, embora haja quem as prefira previamente tostadas - cruas, estas sementes são moderadamente “anti-inflamatórias”, mas sob o calor do forno, o conteúdo das sementes torna-se “pró-inflamatório”! Vamos à receita? Basicamente, esta manteiga leva uma taça de sementes, um adoçante (mel, xilitol, açúcar mascavado ou estévia, em substituição do açúcar refinado) e uma pitada de sal (flor do sal ou sal integral) e é esta mistura que vai a moer na máquina. Ao longo da moagem, as sementes esfarelam, depois soltam gordura, formando uma massa de sementes. Se o seu liquidificador não for muito potente, deve juntar um pouco de óleo para agilizar a ligação da massa. Quando obtiver a textura amanteigada, prove-a e corrija-a de gosto. Qualidade Nutricional: Não abuse, porque 1 colher de sopa desta manteiga tem cerca de 110 Kcal. Contudo, se em vez do óleo de sésamo usar o óleo de linhaça (que é amargo!), aumenta bastante o seu potencial anti-inflamatório e antioxidante. Dos sais minerais, destacam-se o magnésio, fósforo, zinco, cobre, selénio e manganês. Das vitaminas, realçam o complexo B e a vitamina E.
Rejuvelac
é uma bebida fermentada barata, fácil de fazer, refrescante para beber e cheia
de nutrientes maravilhosos para o seu corpo. Um probiótico saudável, que também
tem as vitaminas B, E e K, proteínas e enzimas. É benéfico para o seu sistema
digestivo, promovendo um ambiente intestinal saudável.
Rejuvelac: o que é?
Rejuvelac
líquido é uma bebida fermentada derivada da água em que sementes de trigo ou de
centeio são embebidos em água e deixados para fermentados em temperatura
ambiente por até 3 dias. É geralmente de cor amarelada e tende a ser um
pouco efervescente. Rejuvelac pode ser comprado em lojas ou feito em casa
através do brotamento de grãos/hidratação.
Rejuvelac: benefícios
Há vários
benefícios característicos do Rejuvelac.
Promover
bactérias benéficas
Um dos
principais benefícios pretendidos de rejuvelac é que ajuda a aumentar a
quantidade de bactérias benéficas do intestino e do cólon. Uma vez que é um
produto cultivado, estas bactérias benéficas são produzidas através de
germinação e de fermentação. As bactérias benéficas agem como uma ajuda
digestiva, ajudando a parcialmente pré-digerir os alimentos, tornando mais
fácil para o estômago e cólon processarem.
Fonte
Vegetariana de vitaminas B12
Rejuvelac
é fonte de vitamina B12, difícil de obter em fontes não vegetarianas. Esta
vitamina é essencial para manter as células nervosas saudáveis e pode ajudar
a prevenir a anemia. Ela também ajuda as células metabolizarem os
macronutrientes de alimentos, incluindo gorduras, carboidratos e proteínas. Rejuvelac
também é uma fonte vegetal da vitamina, que é benéfica para vegetarianos e
veganas.
Luta
contra bactérias intestinais ruins
Outra
função importante do rejuvelac é que ele supostamente combate as bactérias
ruins nos intestinos. As boas bactérias encontradas no rejuvelac atuam
semelhante a uma “ação antibiótica” contra doenças causadas por bactérias. Isso
geralmente ajuda a manter o sistema imunológico saudável, e pode ajudar na luta
contra invasores desconhecidos que podem levar a um resfriado ou a uma gripe.
Também pode ajudar a proteger contra intoxicação alimentar.
Pode
reduzir a inflamação
Outro
possível benefício de rejuvelac é que pode diminuir a inflamação. Embora não
tenha sido cientificamente provado que rejuvelac é anti-inflamatório, as bactérias
benéficas podem impedir a inflamação intestinal. Isto pode ser devido ao seu
papel na quebra dos alimentos e à ação anti-inflamatória da vitamina B12.
A dica
para sempre ter um estoque de rejuvelac é assim que acabar uma leva, fazer uma
nova com grãos novos ou reutilizando os antigos. (Foto:
rawtidbits.blogspot.com)
Rejuvelac: como fazer?
O
rejuvelac pode ser feito com diversos grãos e misturá-lo com diferentes
alimentos e “temperos”, proporcionando os mais diversificados gostos.
Escolhendo
a base do rejuvelac. Rejuvelac de trigo, Rejuvelac de centeio, Rejuvelac de linhaça:Estes
3 tipos de Rejuvelac estão entre os mais fáceis de serem feitos e com os gostos
mais neutros para quem está começando a consumir o rejuvelac. Outros também de
gosto bom são o rejuvelac de quinoa e o de arroz. Rejuvelac de repolho tem um
gosto mais forte, o que pode não agradar a muitos. Comece com um copo de
sementes de trigo, centeio ou linhaça. Coloque os grãos de trigo em um frasco
com uma tampa de tela e encha com água.
Mergulhe
o grão em água durante 24 horas. Escorra a água, deixe as sementes no frasco e
enxague duas a três vezes por dia, até pequenas caudas de brotos aparecerem.
Fermentando. Coloque os grãos germinados
em um grande jarro com uma tampa que permite que o ar circule. Adicione 4
xícaras de água e deixe descansar em temperatura por 2-3 dias. Você vai notar
que a água vai formas bolhas e ficar com uma cor turva.
Identificando
o gosto ideal. O
sabor deve sabor limpo e fresco, com um toque de limão. Coe o
rejuvelac das sementes e guarde em recipiente de vidro coberto na
geladeira.
Armazenamento. Guarde na geladeira por, no
máximo, uma semanas. Você pode reutilizar os brotos trigo para fazer um segundo
lote. Só vai demorar um dia e o gosto pode ficar um pouco diferente.
Dicas para fazer Rejuvelac
O
rejuvelac frutal pode ser obtido misturando a casca de diferentes frutas à
mistura antes da fermentação. O interessante ao preparar o rejuvelac é ser
criativo, adaptando a receita ao seu gosto pessoal.
O que
você acha do rejuvelac? Como você prepara o seu?
Para quem leva uma vida corrida ou mesmo para quem tem mais tempo quando chega em casa, mas no dia seguinte não quer almoçar comida de restaurante, a salada de pote é uma opção saudável.